quinta-feira, 12 de agosto de 2010

LÁ VEM O MOTOQUEIRO

Esta palavra foi introduzida em nosso vernáculo pelo uso e costume do povo que a materializou na figura do motociclista pilotando sua moto.
De 1980 para cá, primeiro devagar e moderadamente, vista uma aqui e outra ali e depois, paulatinamente aumentando, até chegar o novo século. De 2000 para cá é impressionante o incrível aumento de motos nas ruas e estradas de nosso Estado. E acabou criando uma nova e concorrida profissão na área do transporte e da comunicação rápida: “o motoqueiro”.
Hoje essa profissão dá emprego a milhares de gaúchos que levam e trazem, com rapidez e presteza, correspondência, malotes, roupas, remédios, pizzas, pastéis, comida chinesa, comida japonesa, churrascos, jornais, revistas e baurus. Poucos são os que ainda não se utilizaram, por uma razão ou outra, dos serviços de um motoboy.
Em cima de uma moto está o “motoboy”, que é um homem ou uma mulher entre os 18 e os 60 anos de idade, ou mais, que tem todo o direito de exercer e usar nossas vias, ruas e avenidas, como qualquer cidadão e, especialmente, o de trabalhar e ganhar seu salário.
Queiram ou não, ele existe e veio para ficar. Assim como existem motoboys disciplinados, temos também os atrevidos e mal-educados, assim como motoristas atrevidos e mal-educados e o que é pior, usando às vezes seu veículo como agressão ou ameaça de agressão, em cima do motoboy, para dar-lhe um susto, se valendo do tamanho de seu carro, pois sabe que a moto não lhe representa perigo, o que é uma covarde atitude, além de pôr em risco a vida do outro.
Quem tem ido a São Paulo ou Rio, tem visto que estabeleceram um hábito, não escrito, de respeito mútuo entre automóveis e motos. O carro da faixa esquerda transita bem na esquerda e o carro da faixa ao lado, transita o mais à direita possível, ficando assim distante um do outro e criando o que chamam de a “avenida das motos” ou “avenida dos motoqueiros.” Esteja certo que esta boa vontade evitará muitos retrovisores quebrados, carros arranhados, xingamentos e palavrões e mostrará educação e respeito pela vida alheia e prevenirá muitos acidentes e até mortes. Sejamos sempre cordiais e respeitosos em casa, no trabalho e, especialmente, no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog